A Fisioterapia Neurofuncional - O que é?
A Fisioterapia Neurofuncional é a área da Fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas de diferentes complexidades como hemiplegias, paraplegias, cerebelopatias, disfunções vestibulares, parkinsonismo, polineuropatias, miopatias, doenças do neurônio motor, dentre outras.
O objetivo do nosso trabalho é devolver a independência e qualidade de vida do paciente, facilitando o retorno às suas atividades de vida diária e/ou readaptando suas funcionalidades, utilizando os princípios da neurociência para desenvolver os programas de tratamento.
A descoberta de Neuroplasticidade (capacidade do cérebro em formar novas redes e circuitos neurais) nos trouxe uma outra visão da reabilitação e, com o avanço das pesquisas em tecnologias da reabilitação, como a utilização da Interface Cérebro-Máquina não invasiva, onde, devido a neuroplasticidade cerebral, novas conexões são formadas permitindo o retorno da sensibilidade em diferentes graus, promovendo, também, a regressão do estágio de paralisia. Os resultados obtidos com tais programas de tratamento tem se mostrado cada vez mais positivos na recuperação de pacientes com sequelas de AVCs e outros tipos de lesões neurológicas, inclusive nas fases mais tardias, de forma rápida.
Outro papel da Fisioterapia Neurofuncional é fornecer suporte técnico aos familiares em relação aos manuseios e cuidados com o paciente, até porque o trabalho de reabilitação necessita de continuidade e não deve ser restrito ao momento com o fisioterapeuta.